0

A alta na procura por itens de “segunda MÃE”

Nos últimos anos, vimos um aumento na demanda por artigos de segunda mão. Esse mercado sempre existiu, porém mais recentemente teve um crescimento e importância que ele merece.

O mercado de segunda mão é uma forma de encontrarmos novos usos para itens que antes eram considerados inúteis ou usados, mas que ainda podem ter outras funções. Ele também ajuda a reduzir o desperdício da produção e do consumo, proporcionando uma forma alternativa de aquisição de bens de consumo.

Não é novidade para ninguém que se continuarmos consumindo do jeito que estamos, o planeta não vai resistir. E é justamente dentro desta nova mentalidade que o mercado de segunda mão está cada vez mais popular!

Você sabia que ao comprar um par de sapatos de segunda mão em vez de um novo, pode economizar o suficiente para gerar quase nove dias de energia em uma casa? E, ao procurar um par de jeans usados, economizamos água suficiente para uma pessoa beber durante 637 dias?

Se antes o consumo “cool” era a velocidade e acessibilidade trazidas pelo fast fashion, agora o objetivo é unir usabilidade e moda com responsabilidade sócio-ambiental.

Em um relatório divulgado pelo Statista, espera-se que o mercado de segunda mão cresça ainda mais até 2030. De acordo com a pesquisa, o crescimento se deve principalmente ao maior número de pessoas que estão procurando itens acessíveis em vez de gastar muito dinheiro.

 

Esse crescimento é comparado com o mercado de Fast Fashion, que traz itens produzidos em alta escala por um baixo custo, os maiores problemas desse modelo são:

  • Poluição 

Esse modelo tem a necessidade de colocar novos produtos no mercado de forma muito rápida, muitas vezes têm que se livrar do estoque antigo antes que eles tenham tempo de vender ou sair de moda. Isto significa que estes negócios devem se desfazer rapidamente de produtos.

  • Baixa qualidade

As pessoas compram itens novos de Fast Fashion porque são baratos, porém não possuem durabilidade, então em pouco tempo precisam comprar outro item novo. Um modelo que incentiva a jogar o que é velho sem pensar onde elas vão parar: Um incentivo ao desperdício.

Cada uma de nós temos uma pequena responsabilidade! Vamos repensar nossos hábitos! Sempre analisar a real usabilidade das peças compradas, dando preferência para os itens atemporais, de qualidade ou de segunda mãe. 

E quando elas não servirem mais, vamos revender e fazer parte da economia circular.

Se cada uma de nós fazer algo pequeno todos os dias, podemos melhorar o nosso planeta para o futuro dos nossos pequenos. Além de todas essas vantagens: ainda economizamos!

Escolha sua loja de aplicativos e baixe agora mesmo o Aplicativo Truque da Troca